terça-feira, 4 de junho de 2013

'Truques psicológicos' que ajudam você a emagrecer de verdade!

    "Comer é um ato voluntário. Eu escolho os alimentos que desejo consumir e, portanto, eu sou responsável pelo efeito que os alimentos escolhidos causam no meu organismo. Devo pensar na refeição antes de me alimentar. Depois que eu já comi, não há nada que possa ser feito". 
    Eu repito esta frase todas as vezes que alguém me procura querendo emagrecer, porque eu realmente acredito que a reeducação alimentar começa no cérebro. Quando eu mudo positivamente o meu pensamento em relação à comida, eu mudo também o meu comportamento alimentar e, consequentemente, os bons resultados aparecem. 
    Costumo ler tudo o que eu encontro sobre alimentação, desde dietas da moda (sem nenhum embasamento científico) até livros de autores renomados na área da saúde. Alguma coisa a gente sempre aprende! As dicas que vou postar agora não fui eu quem escrevi. Elas estão em um manual de alimentação que achei perdido em casa, sem identificação de autor ou editora. Mas como elas fazem todo sentindo, vou publicá-las. Vale a pena ler e praticar!


1. Cultive sua imagem de boa forma.
Desenhe mentalmente o corpo que você gostaria de ter. Quanto mais você se imaginar em boa forma, maiores são as chances de gravar essa informação em seu cérebro.

2. Evite comer por compensação.
Desde a infância, nós ouvimos frases do tipo "se você fizer tudo certinho, vai ganhar um doce". Por isso, muitas vezes encaramos a comida como prêmio. Se você continuar pensando assim, vai acumular uns quilinhos a mais.

3. Compre uma roupa um número menor.
Esforce-se para diminuir em um número o seu manequim. Quando a roupa ficar bem no seu corpo, com certeza você se sentirá motivado(a) para seguir em frente com sua dieta.

4. Descubra a origem de sua fome.
Pegunte a você mesmo(a): "eu tenho fome de quê?" Se for de companhia, ligue para um amigo. Se for de tédio, saia de casa, exercite-se. Comida não é conforto.

5. Pense em emagrecer somente na hora das refeições.
Quem fica o tempo todo pensando em emagrecer, normalmente se esquece disso bem na hora de comer. Ocupe sua mente com assuntos prazerosos como férias, passeios, amigos(as), namorado(a)...

6. Não se distraia comendo.
Quando estamos ociosos ou inquietos, somos capazes de devorar um pacote de biscoitos recheados. Descubra o motivo da sua inquietação e resolva o seu problema. Mais uma vez: comida não é conforto.

7. Seja positivo.
Diga "eu quero emagrecer" e não "eu vou tentar emagrecer". A primeira frase representa o que você quer. A segunda é muito vaga.

8. Goste de você.
Não se deprecie por estar fora do peso. Valorize suas qualidades, porque é delas que você vai tirar forças para alcançar o peso desejado.

9. Comida é comida, nada mais.
Uma picanha, um quindim e uma pizza não têm poderes mágicos e não exercem uma atração fatal sobre você. Quando sentir uma vontade irresistível de comê-los, procure pensar em outras coisas. Ou então coma com moderação.

10. Desesperar, jamais!
Quando perceber que está fora do peso, mantenha a calma. Não se deixe dominar pela ansiedade. Não se pese a cada três dias. E não abandone a dieta porque você acha que não está dando resultados. Procure um profissional especializado para lhe orientar.

11. Não faça papel de vítima.
Diga "eu não quero comer este doce" em vez de "eu não posso comer este doce". "Não quero" é uma opção consciente. E caso você não resista à tentação, não culpe os outros. Assumir a responsabilidade é uma forma de aprender a se controlar.

12. Encontre uma distração.
Em vez de ficar remoendo a falta de resultados de sua dieta, levante o astral com alguma atividade positiva. Há quanto tempo você não vai ao cinema?

13. Não coma com ansiedade.
Quando chegar em casa apressado(a), evite ir direto para a cozinha. Tome um banho e só depois pense em comer.

BON APPÉTIT! ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário